Correio Popular Notícia


REINTEGRAÇÃO
Mais de 60 famílias são retiradas de área invadida

Data da notícia: 28/02/2014
Foto:

(Da Redação/G1Rondônia) Mais de 60 famílias que residiam de forma irregular em uma área localizada no Bairro Boa Esperança, em Ji-Paraná foram retiradas do local, ontem (27), por meio de um mandado judicial de reintegração de posse. O local corresponde a um aterro sanitário desativado há 19 anos. Não houve confronto entre moradores e policiais.
Segundo o oficial de justiça Sidnei Hercílio Vieira, as 66 famílias foram notificadas há mais de 30 dias para que, num prazo de 72 horas, deixassem o local. O descumprimento da ordem ocasionaria na retirada obrigatória dos moradores poder público. Ainda de acordo com Vieira, nenhum morador atendeu à solicitação. ?Fizemos uma reunião e todos estavam cientes de que o despejo era iminente?, disse Vieira.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140228-151.jpg[/IMG]Vieira relatou que a ordem que garantiu a devolução da posse do terreno ao município se deu pelos riscos que as famílias estavam expostas em um local considerado contaminado. ?Existem grandes riscos para as famílias que aqui moravam, inclusive muitas crianças. Esta liminar os tira de suas residências para protegê-los de futuros desastres?, completou o oficial de justiça.
Um comerciante afirmou que com o cumprimento da ordem ficou sem casa e emprego, uma vez que o bar onde ele trabalhava e garantia o sustento da família funcionava em anexo à residência dele. ?Não tenho parentes aqui, nem condições de pagar aluguel sem trabalhar. Hoje estou vivendo o pior dia da minha vida?, declarou o morador.

CRIANÇAS - Conselheiros tutelares do município estiveram no local para garantir que as crianças, em casos onde a família não tenha para onde ir, fiquem à disposição do órgão de proteção. ?As crianças precisam ser acolhidas de alguma forma. É nosso dever cuidar para que isso aconteça, de preferência, com a família, mas em último caso teremos que tomar outras medidas para garantir a segurança delas?, afirmou Jacira Martineghi, conselheira tutelar.

PREFEITURA - Em nota, a Prefeitura de Ji-Paraná afirma que a liminar foi expedida pelo judiciário dando prazo para que as famílias procurassem uma alternativa, por se tratar de uma área invadida e com perigo para a saúde pública. O acordo feito no local permitiu que os moradores retirassem seus pertences e o que conseguissem desmontar das casas, como madeira, telhas e assoalho. Com a medida, as máquinas que seriam utilizadas para derrubar as residências não foram utilizadas.

Fonte:






Noticia vista 1596 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.